terça-feira, 6 de setembro de 2011

Produtor de Just Cause manda a real sobre a pirataria no PC


publishers como a Ubisoft, a 2K Games e a Electronic Arts vêm cultivando a arte de irritar seus consumidores legais com sistemas anti-pirataria. O que é um tanto quanto contra-produtivo, já que os piratas de PC normalmente conseguem, com facilidade, burlar qualquer tipo de proteção.

Então é bom ver uma pessoa como Christofer Sundberg, do estúdio Avalanche (de Just Cause), falar algumas verdades. Em entrevista ao site da revista Edge, ele disse: “Se um sistema de DRM [Digital Rights Management] precisa ser constantemente defendido, algo deve estar errado”.

“Como desenvolvedor, você nunca vai conquistar nenhum
fã se ficar sempre batendo na tecla de quanto custa para fazer um jogo e quanto dinheiro você vai perder”.

“Eu não gosto das soluções de DRM sempre ligado nem um pouco, já que eles não oferecem nada ao consumidor. Se você oferecesse algo extra para quem se registra e fica online, e o recompensasse por pagar para jogar o seu jogo, as coisas seriam diferentes. Mas o DRM constante só diz: ‘Obrigado por comprar nosso jogo, nós só confiamos em você até onde podemos te vigiar’”.

A “solução” de Sundberg para a pirataria do PC é simplesmente admitir que nunca haverá uma solução. Que a pirataria no PC sempre existiu, sempre existirá, e que as publishers precisam se esforçar para trazer os jogadores para perto – e não puni-los.

Fonte: GameVicio

0 comentários:

Postar um comentário